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Lauro Muller, Santa Catarina, Brazil
Graduada em Ciências Biológicas -Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); com Especialização em Prática Interdisciplinar de Ensino - Fucap; Mestrado em Educação - UNESC.

domingo, 11 de dezembro de 2022

Atividade: História da Genética


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Genética
Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão e nunca de um gato. Mas por quê?

Mendel, o iniciador da genética

Gregor Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brünn, hoje Brno, na atual República Tcheca.
Após ter sido ordenado monge, em 1847, Mendel ingressou na Universidade de Viena, onde estudou matemática e ciências por dois anos. Ele queria ser professor de ciências naturais, mas foi mal sucedido nos exames.
De volta a Brünn, onde passou o resto da vida. Mendel continuou interessado em ciências. Fez estudos meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo produzido novas variedades de maças e peras. Entre 1856 e 1865, realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.
Em 8 de março de 1865, Mendel apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural de Brünn, no qual enunciava as suas leis de hereditariedade, deduzidas das experiências com as ervilhas. Publicado em 1866, com data de 1865, esse trabalho permaneu praticamente desconhecido do mundo científico até o início do século XX. Pelo que se sabe, poucos leram a publicação, e os que leram não conseguiram compreender sua enorme importância para a Biologia. As leis de Mendel foram redescobertas apenas em 1900, por três pesquisadores que trabalhavam independentemente.

Mendel morreu em Brünn, em 1884. Os últimos anos de sua vida foram amargos e cheios de desapontamento. Os trabalhos administrativos do mosteiro o impediam de se dedicar exclusivamente à ciência, e o monge se sentia frustrado por não ter obtido qualquer reconhecimento público pela sua importante descoberta. Hoje Mendel é tido como uma das figuras mais importantes no mundo científico, sendo considerado o “pai” da Genética. No mosteiro onde viveu existe um monumento em sua homenagem, e os jardins onde foram realizados os célebres experimentos com ervilhas até hoje são conservados.

Os experimentos de Mendel

A escolha da planta 

A ervilha é uma planta herbácea leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. Na reprodução, surgem vagens contendo sementes, as ervilhas. Sua escolha como material de experiência não foi casual: uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Desde os tempos de Mendel existiam muitas variedades disponíveis, dotadas de características de fácil comparação. Por exemplo, a variedade que flores púrpuras podia ser comparada com a que produzia flores brancas; a que produzia sementes lisas poderia ser comparada cm a que produzia sementes rugosas, e assim por diante. Outra vantagem dessas plantas é que estame e pistilo, os componentes envolvidos na reprodução sexuada do vegetal, ficam encerrados no interior da mesma flor, protegidas pelas pétalas. Isso favorece a autopolinização e, por extensão, a autofecundação, formando descendentes com as mesmas características das plantas genitoras.


A partir da autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

ATIVIDADES


1 - Mencione qual é o objetivo de estudo da genética. Explique.

2 - Cite com qual material biológico Mendel realizou suas experiencias e quais características esse material possui que o torna adequado a experimentações genéticas.

3 - Mencione quantas características Mendel analisou no material biológico que escolheu e quantas variedades cada uma dessas características apresenta.

4 - Descreva o procedimento experimental de Mendel.

5 - Na sua opinião, que benefícios a genética trouxe a humanidade? Justifique.

7 comentários:

  1. Franciele,Flávia e Gislene23 de agosto de 2012 às 11:18

    1- Entender as características como a cor da pele, cor dos cabelos, olhos, semelhanças com os pais, avós. Através da genetica podemos perceber nossas origens, que são passadas de geração em geração.

    2- A ervilha; uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes.

    3-Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar.Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    4-Autopolinização: é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor(caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita) freqüentemente, ocorre na ervilha, no fumo , no algodão e em muitos cereais exceção do milho e centeio
    partir da autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas( O que resultou em uma característica dominante em todas as gerações de plantas).

    5-O estudo da genética trouxe também a oportunidade de alguém descobrir suas origens, através do DNA;os genes que dao a oportunidade de uma mãe descobrir se o seu bebê possui algum tipo de síndrome ou má formação dentro do últero e tratá-lo.

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  2. 1:A genética é a ciência que estuda como ocorre a transmissão das características dos indivíduos, de pais para filhos.
    O mecanismo da hereditariedade ocorre da mesma maneira em todos os seres vivos.
    Com a reprodução, os cromossomos são transmitidos de pais para filhos.A genética possui vários objetivos, dentre eles podemos citar: cálculo da probabilidade de se adquirir determinadas características hereditárias.
    A função dos segmetos de genes do DNA. A forma de manifestação desses genes.

    2:Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

    3:Características:
    tipo de inflorescência: axilar e terminal.
    Forma de casca de semente: lisa e rugosa.
    Cor dos cotilédones: amarelas e verdes.
    Cor da casca da semente: cinza e branco.
    Forma da vagem: normal e sulcada.
    Altura da planta: alta e baixa.

    4:Ele fez cruzamentos. E observou que cruzando plantas puras, seus filhos obdeciam a uma certa proporção.

    5:O projeto Genoma, por exemplo, está sendo finalizado. Seu objetivo é mapear o código genético, e a partir daí, descubrir em que genes os tipos de doenças e anomalias se formam, para poder combate-las e curá-las.

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  3. Bruna, Danielly, Gabriela - 3ª01 enfermagem

    1-A genética tem vários objectivos dos quais, a transmissão das características hereditárias dos progenitores aos descendentes de vários processos conforme o Méndel explica nas suas três leis,também estudas as doenças hereditárias e forma de combater as mesmas.

    2- Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuia genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólem), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

    3- Para cor de flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    4- Mendel utilizou as ervilhas porque eram puras e de facil reprodução. Cruzando plantas altas puras com plantas anãs puras, o cientista observou que a primeirageração produzia somente descendentes altas.

    5- A genética é importante hoje em dia, permite a descoberta de muitas curas para diferentes patologias.
    Atraves dos genes (genética) há a produção de proteinas, que são essenciais para o nosso organsimo.
    Na medicina: Diagnosticar doenças antes mesmo que elas se manifestem e testes de DNA para paternidades.
    Agricultura e pecuaria: melhoramento das especies visando a seleção das mais produtivas.
    Policial:Permite colher amostras do local do crime, pelo rastro de sangue, digitais e partes do corpo. Para inocentar ou condenar alguem.

    Obs: Se encontrar erros, pedimos desculpas porque fizemos o trabalho as presas, pois nossas respostas não foram salvas na primeira tentativa de postar o comentário. Tivemos que refazer todas as respostas, em cima da hora. Att: Bruna, Dani e Gabi. *-*

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  4. Alunas:Beatriz,Graziela 1 - Objetivo era de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos com altura, cor da pele, cor dos olhos etc.


    2 - A ervilha, uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes.


    3 -Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.


    4 - O procedimento de Mendel consistiu em cruzar linhagens puras de plantas para uma mesma característica. Os indivíduos progenitores foram denominados Geração Parental (Símbolo P).Os descendentes foram denominados de F1, F2 e F3, conforme a ordem de nascimento. Cruzando plantas altas puras com plantas anãs puras, o cientista observou que a primeira geração produzia somente descendentes altas. Deixando acontecer a autofecundação das plantas de F1, Mendel observou a produção de plantas anãs na proporção de 25%. Mendel chegou à conclusão que quando se cruzam duas variedades puras, a variedade dominante é aquela que se manifesta na geração F1 e recessiva aquela que permanece“escondida” em F1, só reaparecendo na geração F2 e em menor frequência. 5 – Poder diagnosticar, prevenção e tratamento de problemas genéticos como má formações, síndromes de diversos tipos que são resultados de problemas nos cromossomos;
    proporciona chance de reverter quadro de doenças de genes como obesidade infantil e também de doenças hereditárias como câncer;
    prevenir doenças neonatais e tratá-las;
    realizar testes para verificar se temos susceptibilidade genética para adquirir determinadas doenças, como o câncer de mama, problemas cardíacos e outros.

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  5. EEB WALTER HOLTHAUSEN
    Israel Pescador
    3°01 curso Técnico de Enfermagem

    1 - Mencione qual é o objetivo de estudo da genética. Explique.

    R: Tem como finalidade o estudo das características hereditárias através das gerações, para assim compreender os genes e desenvolver soluções para os problemas da humanidade e criação de novas tecnologias biológicas capazes de facilitar nossas vidas.


    2 - Cite com qual material biológico Mendel realizou suas experiencias e quais características esse material possui que o torna adequado a experimentações genéticas.

    R: A ervilha; Se trata uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Existiam muitas variedades disponíveis, dotadas de características de fácil comparação.


    3 - Mencione quantas características Mendel analisou no material biológico que escolheu e quantas variedades cada uma dessas características apresenta.

    R: Forma de semente : Mendel observou duas formas sementes lisas e rugosas
    Cor da semente : Verdes e Amarelas;
    Cor das flores : Purpura e Brancas;
    Forma da vagem : Lisas e Rugosas;
    Cor da vagem : Verde e Amarela;
    Posição da flor : Axial e Terminal;
    Altura do pé : Alto e Baixo;
    Sendo elas divididas em gene dominante e recessivo.


    4 - Descreva o procedimento experimental de Mendel.

    R: A partir da autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    5 - Na sua opinião, que benefícios a genética trouxe a humanidade? Justifique.

    R:O estudo da genética contribui para o entendimento das especies e auxilia na medicina, agricultura na criação de fármacos ;
    Ela é útil para humanidade pois possibilita reprogramação de ADN para a produção de insulina.
    Ajuda-nos a compreender a hereditariedade e evitar doenças,
    Descobrir tipagens sanguíneas;
    Doenças cronicas e assim poder tratá-las de forma preventiva, antes mesmo que se manifestem; Realizar modificações genéticas para obter resultados desejados como na criação de alimentos transgênicos para um melhor aproveitamento e produção da especie, fazendo com que possa até mesmo se adaptar a regiões onde seria impossível seu plantio sem o auxilio da genética.
    Reprogramação de bactérias para uma determinada função como a de produzir algum hormônio ou absorver gás carbônico e transformar em oxigênio, ou se alimentarem de determinada peste que esteja atrapalhando alguma plantação.
    Dentre outras infinitas possibilidades inimagináveis que podem ser criadas a partir do estudo da genética.

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  6. EEB WALTER HOLTHAUSEN
    Israel Pescador
    3°01 curso Técnico de Enfermagem

    1 - Mencione qual é o objetivo de estudo da genética. Explique.

    R: Tem como finalidade o estudo das características hereditárias através das gerações, para assim compreender os genes e desenvolver soluções para os problemas da humanidade e criação de novas tecnologias biológicas capazes de facilitar nossas vidas.


    2 - Cite com qual material biológico Mendel realizou suas experiencias e quais características esse material possui que o torna adequado a experimentações genéticas.

    R: A ervilha; Se trata uma planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Existiam muitas variedades disponíveis, dotadas de características de fácil comparação.


    3 - Mencione quantas características Mendel analisou no material biológico que escolheu e quantas variedades cada uma dessas características apresenta.

    R: Forma de semente : Mendel observou duas formas sementes lisas e rugosas
    Cor da semente : Verdes e Amarelas;
    Cor das flores : Purpura e Brancas;
    Forma da vagem : Lisas e Rugosas;
    Cor da vagem : Verde e Amarela;
    Posição da flor : Axial e Terminal;
    Altura do pé : Alto e Baixo;
    Sendo elas divididas em gene dominante e recessivo.


    4 - Descreva o procedimento experimental de Mendel.

    R: A partir da autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar. Por exemplo, para cor de flor, plantas de flores de cor de púrpura sempre produziam como descendentes plantas de flores púrpuras, o mesmo ocorrendo com o cruzamento de plantas cujas flores eram brancas. Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    5 - Na sua opinião, que benefícios a genética trouxe a humanidade? Justifique.

    R:O estudo da genética contribui para o entendimento das especies e auxilia na medicina, agricultura na criação de fármacos ;
    Ela é útil para humanidade pois possibilita reprogramação de ADN para a produção de insulina.
    Ajuda-nos a compreender a hereditariedade e evitar doenças,
    Descobrir tipagens sanguíneas;
    Doenças cronicas e assim poder tratá-las de forma preventiva, antes mesmo que se manifestem; Realizar modificações genéticas para obter resultados desejados como na criação de alimentos transgênicos para um melhor aproveitamento e produção da especie, fazendo com que possa até mesmo se adaptar a regiões onde seria impossível seu plantio sem o auxilio da genética.
    Reprogramação de bactérias para uma determinada função como a de produzir algum hormônio ou absorver gás carbônico e transformar em oxigênio, ou se alimentarem de determinada peste que esteja atrapalhando alguma plantação.
    Dentre outras infinitas possibilidades inimagináveis que podem ser criadas a partir do estudo da genética.

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  7. Boa tarde Luciane, muito bom saber que você usa o Blog como ferramenta pedagógica, parabéns...

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